Navegistic 2017 incentivará geração de negócios na hidrovia Paraguai-Paraná-Rio da Prata

A 6ª Navegistic — feira internacional de exposições e conferência especializada em logística, transporte, portos e navegação de rios sul-americanos — ocorrerá entre os dias 4 e 6 de outubro em Assunção, no Paraguai. Este ano o foco será a geração de negócios na rota Paraguai-Paraná-Rio da Prata, tendo em vista o importante papel desempenhado pela hidrovia. A região está se tornando o centro de logística do sul na medida em que está reduzindo os tempos de navegação pela metade.

Na pauta do evento, estudos e obras que estão sendo planejados para redução dos custos do transporte de carga através da melhoria da estrutura portuária, do balizamento e da dragagem a fim de permitir a navegação noturna. Atualmente, o setor projeta aumento nas cargas da hidrovia na safra do sul do Mato Grosso, as quais serão transportadas pelos portos de Cáceres/Corumbá, assim como a safra de Mato Grosso do Sul que será transportada pelos Portos Murtinho e Concepção.

Também está previsto para os próximos anos o aumento de carga com a expansão das minas de Corumbá, no Brasil, e Jindal, na Bolívia, cujo valor varia entre 15 e 20 milhões de toneladas por ano. A safra do Paraguai, por sua vez, também vem batendo recordes na região. O país é um importante exportador de trigo no mundo e o oitavo exportador de carne bovina do mundo, quarto produtor mundial de soja e conta com a terceira maior frota mundial de barcaças, atrás dos Estados Unidos e China.

A expectativa dos organizadores é que o evento mantenha o crescimento das edições anteriores. Em 2016 a Navegistic recebeu a participação de 250 marcas em 120 estandes, ante 75 empresas com 50 estandes no primeiro ano. “Esperamos que esta edição não seja exceção ao crescimento que temos tido ano a ano, já que atualmente se encontram reservados 80% dos espaços”, destacam os diretores do evento, W. David Semeghini e Lucas Varela. A área do evento conta com 8.500m², além de três salões disponíveis para outras atividades.

A organização da Navegistic espera a presença de representantes dos governos de Japão, França, Estados Unidos, Bolívia, Chile, Holanda, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O evento tem apoio do Ministério de Indústria e Comércio e da Rede de investimentos e exportações (Rediex). Entre as atividades paralelas à feira estão conferências, apresentações comerciais, cursos, dissertações e visitas guiadas. Uma das novidades este ano será uma feira de empregos voltada para o setor logístico regional.

De acordo com os diretores do evento, as condições oferecidas pelo país para o investimento atraem cada vez mais a atenção dos empresários da região. “O que encoraja mais os empresários são os fundamentos da economia paraguaia, recursos humanos ativos e abertos a treinamento constante, sem conflitos sindicais, uma moeda estável e também a menor carga tributária na região”, destacam os organizadores.

Serviço:

Evento: Navegistic 2017
Data: 4 a 6 de outubro
Local: Centro de Convenções Mariscal López, Asunção, Paraguai.
Informações: www.navegistic.com

Fuente: Revista Portos e Navios
Ver artículo fuente

Leave A Comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *